COLÉGIO RES

COLEGIORES

ARQUITETURA FÍSICA

A arquitetura escolar do Colégio Recanto do Espirito Santo, tem todas as características de um edifício saudável. O ar fresco da madrugada é pleno de oxigênio que entra no edifício pelas frestas da ventilação cruzada permanente e eliminam os vírus, as bactérias, os mofos, fungos e protozoários. Esta estratégia bioclimática além de garantir a boa saúde das crianças possibilitam um aumento do rendimento escolar em 30%.

A ventilação cruzada permanente é contínua, dia e noite, desenvolvendo-se através das venezianas, do exterior para dentro dos ambientes, ou em sentido contrário, conforme a hora do dia e da noite, mas sempre promovendo a necessária circulação natural do ar, mantendo os ambientes com sensação térmica agradável em todos os períodos. Além também de possuir em seu interior, paredes e tetos com pintura de cores claras.

O prédio possui pé-direito alto (4,00m) com paredes externas duplas de tijolos cerâmicos com grande inércia térmica. Os brises de alvenaria coloridos funcionam como aletas para captar os ventos nas fachadas e defletores acústicos tanto para o interior quanto o exterior melhorando a acústica das salas além de reduzir a incidência direta dos raios solares nas fachadas.

No interior e no entorno do edifício, existem jardins com plantas ornamentais e árvores nativas que produzem frutos para alimentar a microfauna local (pássaros e pequenos animais).

Na escola que projetamos não é possível o professor se esconder do aluno e nem o aluno se esconder do professor. A todo o momento, caminhos, cantos e recantos favorecem ao diálogo, a socialização e intercâmbio de experiências. O edifício do colégio em Itaúna possibilitará maior envolvimento da cidade com a escola, a partir da percepção de que os espaços podem ser mais ou menos contributivos para o desenvolvimento de uma ou mais práticas pedagógicas.

NOSSOS AMBIENTES

• Amplas salas de aula equipadas com recursos multimídia;

• Solário na Educação Infantil;

• Três recepções com entradas exclusivas para alunos da EI, EF e EM;

• Centro administrativo e confortáveis salas de atendimento;

• Elevador;

• Sala de recuperação (Enfermaria);

• Brinquedoteca para as crianças do Infantil e 1° Ano EF;

• Biblioteca com ambientes de estudos individuais e coletivos;

• Recreio coberto e cantina;

• Auditório com capacidade para até 150 pessoas;

• Ampla área de estacionamento;

• Cozinha Didática;

• Laboratório de Ciências e Espaço Maker;

• Laboratórios de Física, Química e Biologia Modernamente Equipados;

• Laboratório de Tecnologia Educacional;

• Salas de Arte, Música, Dança e Teatro;

• Salão do Vestibular;

• Ginásio, Quadras Poliesportivas e Quadra de Tênis;

• Parque Infantil com Piso Emborrachado;

• Linda Capela;

• Ampla Área Verde;

• Todas as Salas Possuem Ventilação Natural garantidas pelo projeto arquitetônico desenvolvido, além da acessibilidade que atende plenamente à legislação brasileira.

Vídeo Arquitetura

Venha viver um pouquinho da Arquitetura do Colégio

COLEGIORES

SIGNIFICADO ESPIRITUAL

O pátio do Colégio RES nos remete ao nosso próprio carisma onde as três passarelas simbolizam o tripé da comunidade RES (espiritualidade, formação doutrinal, formação humana) que, se bem vividos, nos mantém de pé e nos faz “Ser Recanto do Espírito Santo para transformar vidas em fontes de água viva”. No centro do pátio está a fonte com a frase do carisma!

A circulação do ar; o desenho do fogo indicando os extintores de incêndio; a água da fonte; a nuvem no céu; a sombra dos coqueiros e a pomba da logo no alto do prédio; tudo nos lembra os símbolos do Espírito Santo de Deus!

Os visores do primeiro, segundo e terceiro pavimento são recortados em formas geométricas: círculo, triângulo e losango, nos lembrando também da aliança de Deus com o seu povo, da Trindade Santa e do grande tesouro que é ter Deus no coração.

A estrutura em “Y” das passarelas nas entrada do colégio, nos remete à palavra “Filho” em grego simbolizando Jesus Ressuscitado de braços abertos, modelo para cada educador missionário que sustenta a obra com sua vida de testemunho cristão.

A capela foi desenhada para nos lembrar a barca de Jesus e também nos remete ao PX que é um acrônimo utilizado pelos cristãos primitivos, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com o crucifixo.

Ambiente Interno

Todos os ambientes internos da escola possuem ventilação natural garantida pela arquitetura bioclimática do prédio, que mantém a qualidade interna do ar pela troca constante e criando ambientes salubre e confortáveis.

Acessibilidade

A acessibilidade também é uma marca da nossa escola que, por meio de sua arquitetura, respeita o próximo e considera a ideia de que toda a estrutura física deve e pode ser utilizada por todas as pessoas sem que seja necessário fazer adaptações.