COLÉGIO RES
Nossos Pilares

Para que consigamos cumprir nossa missão de Educar na Verdade e no Caminho para a Vida, fazendo com que os jovens alcancem as virtudes, a sabedoria e a santidade, apoiamos nossa metodologia pedagógica em algumas referências fundamentais:

COLEGIORES

Pedagogia de Hugo de São Vitor

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Hugo de São Vítor foi um filósofo e teólogo medieval, considerado um dos mais importantes pedagogos do século XII. Sua pedagogia é notável por seu caráter abrangente, integrando a fé e a razão, e por sua metodologia de ensino, que visava não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento moral e espiritual do estudante.

A pedagogia de Hugo de São Vítor pode ser resumida nos seguintes pontos principais:

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A obra principal de Hugo sobre educação, "Sobre a Arte de Ler", é um guia para o estudo das artes liberais, que eram o trivium (gramática, retórica, dialética) e o quadrivium (aritmética, geometria, música, astronomia). Ele defendia que estas artes eram essenciais para o desenvolvimento intelectual e deveriam ser estudadas por todos.

Estudo Progressivo

Método de estudo gradual, começando com o mais básico e avançando para o complexo. Esta abordagem é projetada para garantir a compreensão completa e a assimilação do conhecimento.

Integração de Fé e Razão

A verdade é uma combinação de fé e razão. O estudo não está completo sem entender e integrar ambos os aspectos, e a razão deve ser usada para entender mais profundamente os mistérios da fé.

Valor da Experiência

A experiência é um componente crítico da aprendizagem. O aprendizado prático e a observação direta são meios de adquirir conhecimento verdadeiro.

Formação Moral e Espiritual

A educação não é apenas um meio de adquirir conhecimento intelectual, mas também de formação moral e espiritual. A educação é um caminho para a virtude e a sabedoria.

Amor pelo Aprendizado

Deve haver um amor pelo aprendizado e uma busca incessante pela sabedoria. O desejo de aprender é intrínseco ao ser humano e uma expressão da busca da pessoa pela verdade última.

Ensino Personalizado

Valorização da relação entre professor e aluno e um ensino adaptado às necessidades e ao progresso de cada estudante.

Utilidade do Conhecimento

O conhecimento deve ser útil e aplicável à vida, e não apenas um exercício teórico.

COLEGIORES

Sistema Preventivo de Dom Bosco

O Sistema Preventivo de Dom Bosco é uma metodologia pedagógica desenvolvida pelo sacerdote italiano São João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, no século XIX. Ele fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, conhecida como Salesianos, e foi um educador inovador que se dedicou a trabalhar com jovens, especialmente os mais desfavorecidos e em risco. O Sistema Preventivo de Dom Bosco é baseado em três pilares principais:
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Razão

Este pilar enfatiza a importância da compreensão e do diálogo. A razão é usada como meio de educar e convencer, em vez de punir. Os educadores devem explicar com amor e paciência as razões por trás das regras e das expectativas, promovendo a compreensão e a cooperação dos jovens.

Religião

A fé é um elemento essencial na formação do caráter e da moral. A religião, não se refere a um ensino doutrinal rígido, mas ao desenvolvimento de um sentido de espiritualidade, moralidade e um relacionamento pessoal com Deus. Uma base espiritual sólida pode inspirar os jovens a viverem de acordo com altos padrões morais.

Amorevolezza

Este pilar refere-se ao ambiente de amor, carinho e aceitação que deve ser criado em torno dos jovens. Os educadores deveriam agir como pais amorosos, criando um ambiente familiar onde o amor prevalece sobre o medo e o respeito é mutual.

A abordagem preventiva significa antecipar e resolver problemas através do estabelecimento de relacionamentos positivos e uma presença ativa e atenta dos educadores na vida dos alunos, conhecida como “assistência”. O objetivo é prevenir a má conduta e a necessidade de punição, estabelecendo um ambiente que encoraje boas decisões e promova o desenvolvimento pessoal.

 

O Sistema Preventivo de Dom Bosco é caracterizado por uma forte presença educativa que age com gentileza e firmeza, e um estilo educacional baseado no exemplo, na persuasão e no compromisso com o desenvolvimento integral da pessoa. Embora esse sistema seja, de fato, um pouco mais trabalhoso do que o sistema repressivo, é inegável o bem que causa aos alunos e a todo o ambiente escolar em si.

 

Portanto, ao contrário da maioria dos colégios, que utiliza um método disciplinar pautado na vigilância repressiva e castigo de condutas indevidas, acreditamos que o sistema preventivo de Dom Bosco, o qual aplicamos, é o mais adequado.

COLEGIORES

PEDAGoGIA DA GRAÇA DE SANTO AGOSTINHO

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Santo Agostinho, um dos Padres da Igreja e um dos filósofos mais influentes no pensamento cristão ocidental, desenvolveu uma pedagogia que integrava a razão e a fé. Sua abordagem educativa se fundamentava na convicção de que a verdadeira compreensão provém da iluminação interior, concedida por Deus, que eleva e aperfeiçoa a luz natural da razão humana.

Primazia da Luz Interior

A mente humana é iluminada por uma luz superior, que é a luz da verdade de Deus. Qualquer conhecimento verdadeiro e qualquer capacidade de compreender e aprender precisam dessa iluminação divina.

A Razão e a Fé

A Fé e a razão são complementares. A razão pode levar uma pessoa até certo ponto, mas a fé é necessária para entender as verdades divinas mais profundas. A razão é vista como uma ferramenta que, quando utilizada corretamente, conduz à fé.

A Graça Divina

O entendimento das verdades não é possível apenas com esforço humano; são necessários a graça e a assistência de Deus. A educação, portanto, não é apenas um processo de transmitir informações, mas também um processo espiritual de buscar a graça.

A Importância da Vontade

Para Agostinho, a vontade desempenha um papel crucial no aprendizado. Uma vontade orientada para o bem e para Deus é essencial para o verdadeiro conhecimento e sabedoria.

O Uso da Dialética

O método dialético é um meio de chegar à verdade. Através do diálogo e do questionamento, a razão pode ser refinada e preparada para a recepção da luz da graça.

Humildade Intelectual

O reconhecimento dos limites do entendimento humano e a necessidade da ajuda divina são essenciais. A humildade é uma virtude que permite ao indivíduo estar aberto à iluminação da graça.

COLEGIORES

Antropologia Cristã de Santo Tomás de Aquino

A antropologia de Santo Tomás de Aquino, importante teólogo e filósofo da Idade Média, está enraizada em uma visão cristã e aristotélica do ser humano.

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Natureza Dual

Os seres humanos são compostos por uma dualidade de corpo e alma. O corpo é material e perecível, enquanto a alma é espiritual e imortal.

Alma Racional

A alma não é apenas a forma do corpo, mas é também racional, o que distingue os humanos dos outros seres vivos. A alma racional é a fonte do intelecto e da vontade.

Conhecimento

O conhecimento humano começa com a experiência sensorial, a partir da qual a razão pode abstrair conceitos universais. Assim, o conhecimento progride do material para o imaterial, do concreto para o abstrato.

Livre-arbítrio

A vontade humana é livre e capacita a pessoa a fazer escolhas morais. O livre-arbítrio é fundamental para a ética e a responsabilidade moral.

Finalidade Última

Todos os seres humanos têm uma finalidade última que é a união com Deus. Esta é a maior felicidade e bem para o qual as pessoas são naturalmente inclinadas.

Virtudes

Ele enfatiza a importância das virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) na vida humana, como o caminho para alcançar a perfeição moral e espiritual.

COLEGIORES

Magistério da Igreja Católica

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O autêntico Magistério da Igreja Católica com seus documentos também norteiam a pedagogia do Colégio RES.

 

Nos baseamos, de forma especial, na “Divini Illius Magistri”, uma encíclica do Papa Pio XI, que enfatiza a importância da educação cristã, realçando o papel primordial dos pais como primeiros educadores e a função insubstituível da Igreja na formação moral e religiosa. A carta encíclica alerta sobre a necessidade de uma colaboração adequada com o Estado, que deve respeitar os direitos dos pais e a liberdade religiosa. O documento visa a educação integral do ser humano, preparando-o para a vida e a salvação eterna, ao mesmo tempo que adverte contra ideologias modernas contrárias aos princípios católicos. Ele defende as escolas católicas como locais privilegiados para tal educação e incentiva o apoio e envolvimento comunitário nessas instituições.