Colégio Recanto do Espírio Santo

Educar na Verdade e no Caminho para a Vida

Apresentação

Bem-vindo ao Colégio Recanto do Espírito Santo, um colégio confessional católico que tem sua Identidade e Missão fundamentadas no Evangelho, em profunda sintonia com as orientações da Igreja Católica Apostólica Romana à luz do Carisma “Ser Recanto do Espírito Santo para transformar vidas em fontes de água viva” da Comunidade Católica Recanto do Espírito Santo.

Apoiados no método educativo de Dom Bosco, na referência pedagógica de Hugo de São Vitor, na filosofia perene de São Tomás de Aquino e no Magistério da Igreja Católica, proporcionamos uma pedagogia adequada para nossas crianças, pois através da razão, religião e do amor, pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco; através da pedagogia vitorina que pressupõe que a vida do intelecto é precedido pelo desenvolvimento da vida dos sentidos; através da contemplação da verdade natural e revelada, objetos de estudo da filosofia perene; assim como por meio da formação humana, doutrinal e espiritual, tripé do Carisma Recanto do Espírito Santo; elas crescerão em plenitude nas virtudes, na sabedoria e na santidade, tornando-se além de “bons cristãos e honestos cidadãos”, pessoas capazes de “transformarem vidas em fontes de Água Viva”.

Quem Somos

A Associação Recanto do Espírito Santo é a mantenedora da Comunidade Católica Recanto do Espírito Santo e do Colégio Recanto do Espírito Santo. Tem como fundadores o casal Cristina e André, que junto de várias pessoas que se identificam com o carisma da comunidade, têm sido modelos de firmeza, coragem e disposição para anunciar o Evangelho de Jesus sem medir esforços.

O Colégio Recanto do Espírito Santo é mais um dos diversos apostolados da Comunidade Católica Recanto do Espírito Santo que, sob inspiração do Espírito Santo, quer contribuir com a educação das crianças e jovens, proporcionando um ensino sem ideologias e sem relativismos levando os educandos à busca e ao conhecimento da verdade perene. 

O sonho de uma escola que primasse pela educação integral do ser humano nasceu no coração de Deus e foi manifestado através do cofundador da Comunidade Recanto do Espírito Santo, André Silas, casado e pai de 4 filhos.

Provocado pelas mudanças sociais e educacionais; pelas perdas dos valores religiosos, espirituais, éticos, morais, e principalmente, por consequência, a fragilização das famílias, André se debruçou no estudo sobre a importância da formação educacional do ser humano, em especial das crianças. O que poderia se fazer para ajudar a mudar este cenário tão triste e desafiador? Como ajudar seus próprios filhos?

Diante de sua inquietude, desbravou conhecer sobre a educação católica. Através do site do Instituto Canção Nova, conheceu sobre o sistema preventivo de Dom Bosco. Providencialmente, André também teve a oportunidade de ajudar a estruturar, juntamente com outras pessoas da paróquia de Sant’Ana em Itaúna-MG, a Pastoral da Educação, atuando em algumas escolas públicas da cidade, o que reafirmou em seu coração a importância da espiritualidade e formação humana na educação das crianças e jovens. Foi assim que, através da aproximação providencial de profissionais ligados à educação, este sonho foi se tornando possível de se concretizar. Sonho que parecia ser apenas algo pessoal, mas que aos poucos discerniu-se que seria um apostolado da Comunidade Recanto do Espírito Santo a partir do seu carisma próprio que é “Ser Recanto do Espírito Santo para transformar vidas em fontes de água viva”. Desta forma, a ideia inicial dos fundadores da comunidade foi cederem sua casa para abertura do colégio. Mas os planos de Deus eram outros. A casa precisaria ser totalmente adaptada, de acordo com a opinião do arquiteto, o que inviabilizou construir o colégio ali.

Diante disso, André foi procurar outros terrenos e encontrou um lote no bairro Sion. O projeto arquitetônico começou ali, mas um incômodo estava no coração dos fundadores e André foi a procura de outros terrenos até que foi escolhido o terreno atual, lugar providencial e com amplo espaço. Com o projeto já adiantado, foi possível adaptá-lo ao novo local e planejar a abertura do colégio para o ano de 2021.

Com todo esse mover do Espírito Santo acontecendo, os fundadores perceberam que estavam conduzindo uma obra grandiosa de Deus, um sonho do alto.

Através de muitas formações sobre educação católica, perceberam que Deus queria algo novo com uma proposta pedagógica e materiais didáticos conforme os princípios do colégio à luz do carisma da comunidade.

O sonho de abrir uma escola católica nasceu em 2013, mas somente no final do ano de 2018 e início de 2019, foi que este sonho começou a se concretizar a partir da colaboração de pessoas que Deus, pela intercessão de Dom Bosco, enviou. Todos os membros da comunidade passaram a rezar pelo projeto já com o discernimento de que o Colégio seria um apostolado da Comunidade. 

Com o tempo Deus também inspirou o nosso slogan que por si só fala sobre toda a proposta: “Educar na verdade e no caminho para a vida”. E assim tem sido e precisa ser para sempre: um Colégio enraizado na terra fértil do nosso carisma que precisa ser irrigado constantemente com o testemunho de vida tanto dos membros da CRES quanto dos educadores missionários do Colégio.

“Ser Recanto do Espírito Santo para Transformar Vidas em Fontes de Água Viva”.

O carisma é o que move e direciona as ações da mantenedora. É um dom especial que algumas pessoas trazem desde sempre no coração. É um jeito de ser e de viver, onde, à medida que este carisma é revelado, há uma identificação e uma realização por parte de quem se identifica com esta revelação. O Carisma realiza, cura, traz paz e alegria, completa e preenche a vida dos que o possuem e o identificam. O Carisma é a graça livremente outorgada pelo Espírito Santo em vista do bem comum e é concedido para o serviço do próximo.

Também dentro da Proposta Pedagógica do Colégio Recanto do Espírito Santo é necessário citar o papel fundamental dos santos baluartes no que diz respeito à educação.

  • Santa Teresa de Ávila – padroeira da Educação. Freira carmelita, mística e doutora da Igreja. Suas obras sobre a vida de oração e contemplação, com ênfase na busca da perfeição e da união com Deus são vias de educação para a busca da sabedoria e santidade. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu, pois era dona de uma viva e arguta inteligência, de argumentos persuasivos e profundo bom senso.
  • São João Bosco – sacerdote, criador do método educativo sistema preventivo, baseado na caridade pedagógica na educação e evangelização dos jovens com o espírito de Dom Bosco. Seu método educativo, Sistema Preventivo, está sustentado nos pilares da razão, da religião e do amor. O Sistema Preventivo é a explosão do amor de Deus no campo da educação, o amor divino, como todo amor, tem dois aspectos complementares: é um amor de comunhão e de serviço, um amor, portanto que quer estar com o amado, mas também doar-se a ele.
  • São Pio de Pietrelcina – o sacerdote dos estigmas e um santo que tinha muita devoção e intimidade com seu anjo da guarda. Grande confessor e muito caridoso! Para a educação nos ensina que “O verdadeiro servo de Deus é aquele que usa a caridade para com o seu próximo, que está decidido a fazer a vontade de Deus a todo custo, que vive em profunda humildade e simplicidade”.

“Educar na Verdade e no Caminho para a Vida”.

Com o propósito de “Educar na verdade e no caminho para a vida”, queremos formar não apenas o caráter, com um ensino humanista, ou com vistas apenas a adquirir determinadas habilidade úteis à sociedade ou exigidas pelo mercado de trabalho. mas propor uma formação integral orientada pelo Espírito Santo, que é a própria Sabedoria. O profundo conhecimento da natureza humana e da antropologia cristã, entendendo que somos corpo e alma e que a alma é quem ordena o corpo, é determinante para a organização de todo o colégio.

Educando na verdade, se alcança a verdadeira liberdade. Hugo de São Vitor nos ensina que existem degraus para que se alcance esta verdade. O primeiro, isto é, a leitura, dá a inteligência. O segundo, a meditação, fornece o conselho. O terceiro, a oração, pede. O quarto, a ação, busca. O quinto, a contemplação, encontra. É um exercício de encontro e descoberta, conhecimento e autoconhecimento, entre Deus e eu;

Educando no caminho, se entende o sentido da missão. São João Bosco nos ensina que “estamos no mundo para os outros”. Através das boas obras que vem pelo alcance das habilidades, virtudes, pelos bons relacionamentos, construção do caráter etc., pode-se atuar na sociedade de forma relevante em vistas ao bem comum trilhando um caminho de santidade, cujas margens e limites são o próprio evangelho. Educar no caminho significa considerar a relação entre Eu, Deus e o outro (nós).

Educar para vida pressupõe chegar à seguinte conclusão, como nos ensina Santa Tereza: “Só Deus basta!”. A Educação católica deve considerar o fim último, a vida eterna, onde se tem a perfeita realização, contemplação e encontro com a verdadeira sabedoria que é o próprio Deus. O encontro entre Deus e eu, onde se inicia a busca, se realiza finalmente e se alcança.

Não se pode separar educação daquele que ordena e rege da melhor forma a nossa vida. “Educar na verdade e no caminho para a vida” vai além do que simplesmente ensinar conteúdos, pois significa enxergar o ser humano integralmente, corpo e alma. Portanto não se pode trabalhar somente o intelecto. É preciso saber de onde viemos, para onde iremos e qual o sentido da nossa vida terrena para que o ensino tenha significado, para que haja motivação. Dizer a verdade significa não esconder nada, não manipular, não contradizer; espelhar-se Naquele que é o mestre da verdade: Jesus Cristo. É necessário, portanto, ser eficaz e verdadeiro no ensino de todas as ciências, indo ao encontro do tesouro mais profundo da alma humana que é o próprio Deus, criador de todas as coisas, capacitando o intelecto sem perder de vista Seus ensinamentos.

E para mostrar o caminho certo é preciso estar nele. Como guiar estando perdido? Jesus Cristo também disse que somente Ele é o caminho e que larga é a porta da perdição. Portanto, é de extrema importância que o colégio guie na direção do mestre dos mestres através de educadores que estejam caminhando rumo a Ele. O caminho é estreito, tem limites e exige renúncias, mas todo aquele que o percorre é fortalecido e capacitado pelo próprio Deus.

Todo o processo só será eficaz caso a família esteja consciente sobre para onde estamos levando suas crianças e jovens, manifestando seu incentivo de forma constante. Todos em um mesmo percurso conseguem chegar à vida plena, tornando-se uma comunidade de fé cheia de paz e alegria! Jesus nos disse que Ele é a vida, portanto, tudo que está fora Dele leva à morte. Aqui estamos nos referindo ao vazio de Deus que é preenchido com tantas distrações e “águas insaciáveis”. Somente o Espírito Santo é capaz de saciar a nossa sede interior nos dando todas as graças e virtudes necessárias para alcançarmos, enfim, a vida eterna. Com a família caminhando junto, é possível antecipar, através da fraternidade, boa parte dessa plenitude tão sonhada por Deus.

A nossa identidade está diretamente relacionada ao carisma da comunidade Recanto do Espírito Santo que tem várias características e símbolos aos quais chamamos de inspirações do próprio Espírito Santo, o grande protagonista da obra.

A pomba: representa a história da comunidade RES e do colégio RES onde aconteceu uma linda manifestação do Espírito Santo em forma de pomba através de uma foto tirada do céu.

A pomba da nossa logomarca é, portanto, o contorno da pomba que está na foto. Acreditamos que O Espírito Santo está sob a nossa cidade para renovar a face da terra e fazer novas todas as coisas. Ele atua através do carisma “Ser Recanto do Espírito Santo para transformar vidas em fontes de água viva”. Está vivo em todos aqueles que desde sempre foram chamados a fazer parte desse mistério e sabem responder a essa graça.

O traço: simboliza o agir do Espírito Santo sobre aqueles que se rendem e são dóceis aos planos do Pai. É o mover do Espírito.

O “S” de Santo: simboliza uma pessoa temente a Deus ajoelhada se rendendo inteiramente aos desígnios da Santíssima Trindade em busca da verdade que está nas Sagradas Escrituras, Tradição, Magistério. Ajoelhar-se é sinal de obediência, é agir de forma submissa por amor ao Deus Criador, ao Filho redentor e ao Espírito Santificador. O ser humano possui o chamado à santidade.

Vivendo segundo o Espírito Santo recebe Dele as forças, graças e virtudes necessárias para se tornar Santo. Ao fechar os olhos e olhar para dentro de si é capaz de encontrar nas profundezas do seu ser o próprio Espírito Santo que o conduz.

As 4 letras “O”: Representa o olhar que o cristão precisa ter sobre todas as situações de acordo com o olhar do Espírito Santo que está dentro de sua alma e o faz enxergar segundo o Seu próprio olhar. Também simboliza os olhos de Deus que estão nos quatro cantos do mundo representando a sua onipresença. O homem não precisa ter medo e sim um respeito profundo aos Seus ensinamentos sabendo que Deus o vê e o ama infinitamente e incondicionalmente.

Princípios e Valores

Verdade, Ética e Moral Cristãs

Combate a todo e qualquer relativismo, conscientes de que existe o bom, o belo e o verdadeiro, e a métrica, ou seja, a medida para suas definições é Cristo e seu evangelho;

Protagonismo do Espírito Santo

O Espírito Santo, mestre interior, é quem deve conduzir todo o corpo de educadores e orientar as decisões da escola;

Teonomia

A autonomia, no sentido pleno, deve ter como regra as leis de Deus, ou seja, a teonomia que oriente e conduza o discernimento dos educandos.

Valorização e Cuidado com as Famílias

A família é parte primordial no desenvolvimento do educando e deve ser cuidada e comprometida com os valores da escola.

Coerência de Vida e Testemunho Cristão

Os educadores devem ser exemplos da busca pela santidade e virtudes, educar com a vida e não somente com as palavras e recursos didáticos;

Ensino confessional católico à luz do magistério da Igreja

Os referenciais pedagógicos e linhas pastorais devem estar de acordo com o autêntico magistério da Igreja Católica;

Santidade, Sabedoria e Virtudes

A escola deve proporcionar a toda comunidade educativa o desejo e a busca pela santidade, pela sabedoria e pelas virtudes, para que se formem pessoas inteligentes, virtuosas e que amem a Deus;

Consciência socioambiental à luz da Doutrina Social da Igreja Católica

As orientações e ações sociais, ambientais, econômicas etc., devem ser pautadas na Doutrina Social da Igreja;

Missão

Oferecer educação católica de excelência à luz do Carisma Recanto do Espírito Santo, pautada na verdade e nos princípios evangélicos, promovendo a formação para o conhecimento científico, a sabedoria, virtudes e santidade, contribuindo com o desenvolvimento integral e pleno do aluno, construindo personalidades fortes, capazes de resistirem ao relativismo enfraquecedor e de viverem coerentemente as exigências do próprio batismo.

Visão

Alicerçar uma nova sociedade na nossa cidade que seja conduzida pelo Espírito Santo, através de uma conversão intelectual, espiritual e humana, gerando vocações, educadores e profissionais comprometidos que não considerem o saber como meio de afirmação ou de enriquecimento, mas como dever de serviço e de responsabilidade para com os outros.

Projeto Pedagógico

As dimensões da pedagogia do Colégio Recanto do Espírito Santo

A pedagogia do CRES contempla cinco importantes dimensões no processo de ensino e aprendizagem: o contexto, a experiência, a reflexão, a ação e a avaliação.

O contexto está relacionado a importante ação por parte dos educadores de considerarem onde, para quem e para que ensina aquilo que ensina, pois, toda aprendizagem ocorre em um contexto determinado podendo ser pessoal, institucional e social.

A experimentação é uma condição imprescindível de todo conhecimento. Para construir um conhecimento que adquira significado, o objeto de conhecimento não deve ser apenas “transmitido” ao aluno. Consideramos a necessidade de que o estudante tenha uma experiência com o objeto de estudo. Desta maneira incluímos também os sentidos (ver, escutar, cheirar, saborear e tocar), a intuição, a emoção e a imaginação. Aquele que aprende incorpora ao seu processo de construção do conhecimento o sentido interno de si mesmo e assim, colocamos as bases para que o estudante “aprenda a aprender”. As experiências sejam desenhadas de tal forma que o (a) aluno (a), considerando o contexto, realize as seguintes ações na direção do aprendizado: refletir, atuar e avaliar.

A reflexão é uma séria e ponderada reconsideração sobre um tema, realizada habitualmente por meio de três operações da mente: entender, julgar e decidir. Devemos considerar que tal reflexão deve ser orientada pelos valores morais cristãos sobre a definição do que é bom, belo e verdadeiro, pois, na escola católica, os princípios evangélicos tornam-se normas educativas, motivações interiores e ao mesmo tempo metas finais.

A ação está representada pelas oportunidades oferecidas aos alunos para que possam aplicar e refletir sobre o conteúdo aprendido em cada componente curricular, procura exercitar a vontade dos alunos em uma direção determinada. Nessa dimensão, o objetivo é aproveitar e canalizar os sentimentos que surgem diante do conhecimento conquistado e levar o aluno a mover sua vontade para aderir àquela alternativa de ação mais consistente e coerente com seus valores e convicções mediante a verdade conquistada durante o processo de aprendizagem.

Na nossa pedagogia a avaliação tem como finalidade permitir que o aluno acompanhe seu próprio crescimento e estabeleça metas de progresso a partir dos referenciais, objetivo (conteúdos, tarefas, atitudes e posturas a serem aprendidos) e limites e possibilidades individuais relacionadas a característica e ritmos pessoais.

A avaliação é processual, pois consiste no acompanhamento e na apreciação das diversas etapas vividas pelo aluno. Por isso, os meios e os instrumentos utilizados devem permitir que, tanto o professor quanto o aluno, consigam examinar o progresso, o domínio dos conhecimentos e as capacidades adquiridas pelo educando.

Formação Integral

Consideramos essencial que a educação contribua de forma significativa para a educação integral do sujeito e garanta a apropriação do universo das artes, das ciências, da cultura, das linguagens, das tecnologias e da fé; o desenvolvimento da responsabilidade, da consciência e das atitudes de cidadania.

Propomos uma educação integral da pessoa por meio da compreensão da estrutura do ser humano, concebido numa única totalidade. A partir disso elaboramos nosso projeto educativo que contempla todas as dimensões da estrutura humana, de modo a contribuir para a formação e auto formação pessoal, a descoberta do sentido da vida e a qualificação da vida de toda a comunidade educativa.

Portanto, a formação integral como missão do Colégio Recanto do Espírito Santo implica em ações educativas capazes de oferecer o crescimento harmônico e progressivo de todas as dimensões do ser humano, a saber:

Na dimensão psicomotora, para aquisição da consciência corporal, formação da imagem do corpo, lateralidade, localização espacial, espaço temporal, equilíbrio, habilidade rítmica, desenvolvimento de habilidades físicas e motoras, agilidade e tonicidade.

Na dimensão intelectual e cognitiva relacionada ao conhecimento e ordenamento de informações, habilidades ligadas à memória, a análise e compreensão de situações e/ ou fatos e a capacidade de síntese, discernimento e avaliação entre outras habilidades correspondentes à cognição;

Na dimensão psicoafetiva, que se relaciona aos sentimentos, emoções ou atitudes, assim como habilidades que incluem a receptividade, condição de resposta aos estímulos, valorização, organização e caracterização das coisas e fatos;

Na dimensão interpessoal, para favorecer o convívio no coletivo, aprender a colocar e respeitar limites, aprender a viver e resolver conflitos, a manifestar e respeitar opiniões e desejos e a ouvir e negociar constantemente, ou seja, se abrir ao outro de forma cooperativa e solidária numa atitude de disposição ao diálogo estabelecendo relações positivas com as diferenças na direção do respeito mútuo.

Na dimensão ético-social, para formar cidadãos de responsabilidade com princípios e valores, pautados na integridade, na verdade, que desejam o melhor para o outro e que caminhem conforme regras que trarão benefícios para toda a sociedade, cooperando para a construção de um mundo mais justo, humano, ético e solidário.

E na dimensão transcendente, se abrindo à experiência religiosa como perspectiva de um projeto de vida mais amplo através do anúncio claro e inequívoco do Senhor Jesus e pela extensão do Seu Reino e seus valores. A formação da espiritualidade como disponibilidade dinâmica e aberta para a vida, para os outros e para Deus é uma dimensão enraizada no centro da pessoa, na sua profundidade mais íntima.

Metodologia

Muitos são os teóricos no campo da educação que, de diferentes formas, deixaram  (e ainda deixam) seu contributo sobre como cada indivíduo aprende de forma ativa, a partir do contexto em que se encontra, do que lhe é significativo, interessante, relevante e próximo ao nível de competências que já desenvolveu. O aprendizado começa a acontecer a partir do momento em que nascemos e se desenvolve através de situações concretas que em um processo contínuo, pouco a pouco, conseguimos ampliar e generalizar isto é considerado como processo indutivo. Além disso, através do processo dedutivo, aprendemos a partir de ideias ou teorias para, na sequência, testá-las no concreto. 

Compreendemos que combinar metodologias ativas em contextos híbridos, que unam as vantagens das metodologias indutivas e das metodologias dedutivas, é uma ação benéfica para que ocorra uma aprendizagem ativa e significativa, avançando em espiral de níveis mais simples para mais complexos de conhecimento e competência em todas as dimensões da vida. 

Apoiamos nossa metodologia em pedagogos que tenham princípios filosóficos verdadeiros sobre quem é o ser humano, pois só se educa quando se entende quem será educado. O homem não se diferencia dos animais pelo trabalho, mas por serem imagem e semelhança de Deus.

Avaliação

O CRES considera essencial que se avalie tanto o ensino quanto a aprendizagem, uma vez que a finalidade do primeiro é o alcance da excelência do segundo. Por isso, consideramos as práticas atuais de avaliação nas quais levamos em conta a contextualização, a relação teoria e prática, a reflexão e a análise crítica, a importância do raciocínio e da apreciação das diferentes dimensões da pessoa.

Nosso sistema de avaliação contempla tanto o aspecto cognitivo (intelectual) quanto o socioemocional e o espiritual-religioso do aluno, pois consideramos o alcance das habilidades a serem construídas em cada uma das dimensões. Também são contemplados no nosso sistema de avaliação meios e instrumentos diversificados para avaliar o desempenho dos alunos em cada etapa do ano letivo e no montante da vida escolar.

Em síntese, para alunos e professores, a avaliação deve ser um instrumento que permite uma interpretação sempre mais detalhada sobre o processo de aprender e ensinar. A avaliação é um elemento articulador do processo de ensino e aprendizagem pelo acompanhamento que se faz das ações pedagógicas e de seus resultados junto aos alunos.

Nossos Programas

Nossos Parceiros

Atividades Extracurriculares

NOSSA ESTRUTURA

Brinquedoteca

Cozinha Didática

Sala de Música, Dança e Teatro

Estrutura Completa

  • Amplas salas de aula equipadas com recursos multimídia;
  • Solário na Educação Infantil;
  • Três recepções com entradas exclusivas para alunos da EI e EF -Anos Iniciais;
  • Centro administrativo e confortáveis salas de atendimento;
  • Elevadores;
  • Sala de recuperação (enfermaria);
  • Brinquedoteca para as crianças do Infantil e 1º ano EF;
  • Biblioteca com ambientes de estudos individuais e coletivos
  • Recreio coberto e cantina;
  • Auditório com capacidade para até 150 pessoas;
  • Ampla área de estacionamento;
  • Cozinha didática;
  • Laboratório de Ciências e Espaço Maker;
  • Laboratórios de Física, Química e Biologia modernamente equipados;
  • Laboratório de tecnologia educacional;
  • Salas de Arte, Música, Dança e Teatro;
  • Salão do Vestibular;
  • Ginásio, Quadras Poliesportivas e Quadra de Tênis;
  • Parque infantil com piso emborrachado
  • Linda capela;
  • Ampla área verde;
  • Todas as salas possuem ventilação natural garantidas pelo projeto arquitetônico desenvolvido, além da acessibilidade que atende plenamente à legislação brasileira;

Todos os ambientes internos da escola possuem ventilação natural garantida pela arquitetura bioclimática do prédio, que mantém a qualidade interna do ar pela troca constante e criando ambientes salubre e confortáveis.

A acessibilidade também é uma marca da nossa escola que, por meio de sua arquitetura, respeita o próximo e considera a ideia de que toda a estrutura física deve e pode ser utilizada por todas as pessoas sem que seja necessário fazer adaptações.

Reserva de Vagas

O Colégio Recanto do Espírito Santo atenderá em 2021, conforme processo credenciamento que se encontra na SEE MG, a Educação Infantil (Maternal III, 1º e 2º Períodos) e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

Faça a pré-reserva de sua vaga que entraremos em contato para agendar uma reunião e apresentar nosso Projeto Pedagógico Pastoral.

Campos com * são obrigatórios.





    UmaDuasTrêsMais de três


    Maternal III (Crianças de 03 (três) anos completos ou que completem 03 (três) anos até 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula).1º Período (Crianças de 04 (quatro) anos completos ou que completem 04 (quatro) anos até 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula).2º Período (Crianças de 05 (cinco) anos completos ou que completem 05 (cinco) anos até 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula).



    ManhãTardeSem preferência



    SimNão




    Redes SociaisAmigosOutros


    fale conosco

    Deixe sua mensagem:

    Erro: Formulário de contato não encontrado.

    Contatos:

    37 99125-9393 / contato@colegiores.com.br