Palavra dos Fundadores – Outubro 2021

Olá! Paz e alegria!

É com muito prazer que compartilharemos com vocês, periodicamente, aspectos pedagógicos pastorais do Colégio Recanto do Espírito Santo para que as famílias entendam cada vez mais a nossa proposta!

Iniciaremos abordando três aspectos: o colégio como apostolado da comunidade RES; o educador missionário formado na virtude; e o ser humano a ser educado a partir da perspectiva cristã-católica.

Colégio RES – Um Apostolado da Comunidade Recanto do Espírito Santo

O Colégio é um apostolado da Comunidade Recanto do Espírito Santo e, por isso, precisamos que o Carisma da Comunidade ilumine todas as pessoas e ações do colégio! A começar pelo coração de cada educador missionário! São eles os grandes responsáveis em levar aos educandos e familiares este dom divino que se traduz na frase: “Ser Recanto do Espírito Santo para transformar vidas em fontes de água viva”. Para tanto, é necessário que estejamos, diariamente, conectados ao maior educador de todos os tempos: Jesus Cristo!

O Educador Missionário formado nas virtudes

Citamos aqui um trecho do nosso PPP: “O Colégio se preocupa também com o “estado de graça” dos profissionais que compõem seu quadro organizacional. Entendemos, a partir da perspectiva cristã-católica, que a luz natural da razão é iluminada pela luz sobrenatural da graça, portanto, é primordial a vivência dos sacramentos e as práticas de piedade, oração e estudo, para o sucesso da formação continuada.” Você pode se perguntar: – mas para que tanta preocupação com o educador? A resposta é simples, e é Dom Bosco quem nos ensina: “Para obter a perfeição moral, convém unir instrução e educação. A base da educação é a religião que iluminando o intelecto forma o coração na virtude. É o que sobretudo importa.” Os educadores missionários precisam, antes de ensinar, tentarem viver de forma virtuosa.

O ser humano a ser educado a partir da perspectiva cristã-católica

Valemo-nos da Encíclica de Pio XI, DIVINI ILLIUS MAGISTRI, para que tenhamos uma definição clara de quem é o sujeito da educação cristã: “Com efeito, nunca se deve perder de vista que o sujeito da educação cristã é o homem, o homem todo, espírito unido ao corpo em unidade de natureza, com todas as suas faculdades naturais e sobrenaturais, como no-lo dão a conhecer a reta razão e a Revelação: por isso o homem decaído do estado original, mas remido por Cristo e reintegrado na condição sobrenatural de filho de Deus, ainda que o não tenha sido nos privilégios preternaturais da imortalidade do corpo e da integridade ou equilíbrio das suas inclinações. Permanecem, portanto, na natureza humana os efeitos do pecado original, particularmente o enfraquecimento da vontade e as tendências desordenadas.”

É, portanto, muito necessário formar as crianças nas virtudes, na moral e nos valores cristãos, porque somente assim elas serão educadas de fato na verdade e no caminho para a vida! Sendo assim, não há educação mais eficaz que o exemplo, ter como guia alguém que realmente vive o que prega ou, melhor ainda, que prega com o jeito de ser e ensinar!

Que Deus nos abençoe sempre e que você pai, mãe e responsável se deixe também ser iluminado através das formações que estamos proporcionando, pois, para Deus e para nós, a família é um grande bem que precisa ser preservado e bem cuidado!

Grande abraço!

Cristina e André

Fundadores do Colégio RES